Translate

sábado, 27 de janeiro de 2018

Minha primeira vez...

Estava outro dia pensando sobre corrida e lembrei-me da minha primeira vez... a primeira vez que me aventurei em uma corrida de rua.
  



Devia ter uns 13 anos e o ano era 88 (com uma margem de erro de 1 ano para mais ou para menos, a memória já não é tão boa) , algumas pessoas foram até minha escola e divulgaram a “corrida contra o fumo”, na época eu morava em Fortaleza, onde hoje fica o hotel residencial praia, próximo a beira mar.
   Meu irmão que é um ano mais novo me acompanhou nessa empreitada, colocamos a camiseta que se me lembro bem, era branca e tinha um grande símbolo de proibido fumar. Estávamos super empolgados e chegamos cedo ficando bem na frente na largada, acho que o percurso total era de 10 ou 15 km não lembro bem e pra quem nunca tinha corrido se quer 5 km era um desafio que nem entendíamos na época.
   Á postos na linha de partida estávamos muito animados, pra mim a corrida foi decidida nos primeiros 10 segundos... com o anúncio da largada, dei alguns passos e fui atropelado pelos participantes mais velozes, literalmente passaram sobre mim, depois que alguém esbarrou nas minhas pernas me dando um “trança pé” outros esbarraram e tropeçaram em mim que já chorava com joelhos e mãos ralados, como bom desportista (aos 13 anos, nem tanto assim) levantei e tentei prosseguir mas não consegui correr nem o primeiro quilômetro. Meu irmão correu um pouco mais, mas nem me lembro o quanto, e não conseguiu concluir também.

   A primeira vez com certeza não foi como eu esperava mas felizmente não desisti de correr, em 2012 fiz a meia maratona de São Paulo, mais uma vez com meu irmão, dessa vez terminei com o tempo de 1h 54Min (minha meta era 2:00), meu irmão fez em 1h 52 min, pra mim foi uma enorme realização. Mesmo não sendo como imaginávamos começar tão cedo, foi uma ótima experiência.



   Depois de um inicio não muito motivador, tenho tido muitas boas experiências correndo por aí, sempre que visito uma cidade procuro um lugar pra dar uma corridinha, apesar disso, ainda reluto um pouco em provas de rua, prefiro correr sozinho ou em pequenos grupos. Formei-me em educação física e aprendi na teoria e na prática a importância e o prazer de correr. Sei que nem sempre é fácil levantar pra correr, sair da zona de conforto mas com certeza vale muito a pena e toda longa jornada começa com o primeiro passo (mesmo que seja atropelado logo em seguida rsrs).

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Vamos fazer um Cooper ?

   Lembro-me que no fim dos anos 80, ainda na minha infância, o Jogging ou Cooper
como foi chamado por muitos era uma forma que estava começando a se popularizar de fazer exercícios, eu morava em Fortaleza, pertinho da praia (onde hoje fica o hotel residencial praia) e o calçadão à beira mar havia e há até hoje uma pista de Cooper, com marcação de distância. E expressões como "vamos fazer um Cooper?" era muito comum.

  Mas o que (ou quem) seria Cooper ?  


   Cooper se refere ao médico  Kenneth H. Cooper, que é o autor do livro Aerobics publicado em 1968 (que ajudou a popularizar a aeróbica e exercícios aeróbicos de um modo geral), ficou famoso também por ter idealizado "o teste de Cooper", originalmente desenvolvido para avaliar o condicionamento físico dos membros das forças armadas que é utilizado até hoje para analisar o condicionamento aeróbico em concursos públicos e geralmente é uma das provas do Teste de Aptidão Física (TAF). Na época acreditava-se que o  exercício compensaria o fumo e impedia problemas de coração independente de outros fatores, hoje o próprio Cooper reconhece que evitar o tabaco e uma boa alimentação devem ser combinados ao exercício. Hoje em dia ainda podemos utilizar o teste de Cooper para analisar nosso atual nível de condicionamento (leva em consideração sexo, e idade). 



  Consiste basicamente em uma corrida de 12 minutos em velocidade máxima e comparado o resultado obtido com uma tabela desenvolvida pelo método (depois falarei mais sobre o teste, inclusive com a tabela e mais informações). 

  
  Cooper (que pode ser o sinônimo de Jogging ou roadwork) consiste também em uma corridinha leve (um trote, por assim dizer), um pouco mais forte que a caminhada e apesar de não haver uma padronização para definir o que é Jogging ou o que é corrida (se bem que não muda nada, o importante é se movimentar) alguns autores definem o Jogging a partir de uma velocidade inferior a 6 mph ou 9,7 km/h que corresponde a 1 milha em 10 min ou 1 km em 6,2 min. 

   Independente da velocidade ou do nome que se dê, uma corridinha continua sendo uma das maneiras mais acessíveis, baratas e fáceis de iniciar. Como diz o ditado "toda jornada começa com o primeiro passo", então o que você está esperando ? vamos fazer um Cooper ?  





fontes:
https://www.webmd.com/kenneth-h-cooper
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jogging,
http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2015/10/criador-do-metodo-cooper-diz-que-so-exercicio-fisico-nao-garante-saude.html
http://www.esteticas.com.br/entenda-as-diferencas-entre-cooper-e-corrida.htm