Translate

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Vamos fazer um Cooper ?

   Lembro-me que no fim dos anos 80, ainda na minha infância, o Jogging ou Cooper
como foi chamado por muitos era uma forma que estava começando a se popularizar de fazer exercícios, eu morava em Fortaleza, pertinho da praia (onde hoje fica o hotel residencial praia) e o calçadão à beira mar havia e há até hoje uma pista de Cooper, com marcação de distância. E expressões como "vamos fazer um Cooper?" era muito comum.

  Mas o que (ou quem) seria Cooper ?  


   Cooper se refere ao médico  Kenneth H. Cooper, que é o autor do livro Aerobics publicado em 1968 (que ajudou a popularizar a aeróbica e exercícios aeróbicos de um modo geral), ficou famoso também por ter idealizado "o teste de Cooper", originalmente desenvolvido para avaliar o condicionamento físico dos membros das forças armadas que é utilizado até hoje para analisar o condicionamento aeróbico em concursos públicos e geralmente é uma das provas do Teste de Aptidão Física (TAF). Na época acreditava-se que o  exercício compensaria o fumo e impedia problemas de coração independente de outros fatores, hoje o próprio Cooper reconhece que evitar o tabaco e uma boa alimentação devem ser combinados ao exercício. Hoje em dia ainda podemos utilizar o teste de Cooper para analisar nosso atual nível de condicionamento (leva em consideração sexo, e idade). 



  Consiste basicamente em uma corrida de 12 minutos em velocidade máxima e comparado o resultado obtido com uma tabela desenvolvida pelo método (depois falarei mais sobre o teste, inclusive com a tabela e mais informações). 

  
  Cooper (que pode ser o sinônimo de Jogging ou roadwork) consiste também em uma corridinha leve (um trote, por assim dizer), um pouco mais forte que a caminhada e apesar de não haver uma padronização para definir o que é Jogging ou o que é corrida (se bem que não muda nada, o importante é se movimentar) alguns autores definem o Jogging a partir de uma velocidade inferior a 6 mph ou 9,7 km/h que corresponde a 1 milha em 10 min ou 1 km em 6,2 min. 

   Independente da velocidade ou do nome que se dê, uma corridinha continua sendo uma das maneiras mais acessíveis, baratas e fáceis de iniciar. Como diz o ditado "toda jornada começa com o primeiro passo", então o que você está esperando ? vamos fazer um Cooper ?  





fontes:
https://www.webmd.com/kenneth-h-cooper
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jogging,
http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2015/10/criador-do-metodo-cooper-diz-que-so-exercicio-fisico-nao-garante-saude.html
http://www.esteticas.com.br/entenda-as-diferencas-entre-cooper-e-corrida.htm
   





Nenhum comentário:

Postar um comentário