Translate

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Nova pesquisa afirma que exercicios em jejum queimam mais calorias


Pesquisa: exercícios antes do café
da manhã queimam mais calorias

Segundo estudo de universidade britânica, prática de atividade em jejum favorece a perda de gordura em mais de 20%. Nutricionista avalia o tema

De acordo com pesquisadores da Universidade de Northumbria, em Newcastle, no Reino Unido, quem faz exercícios físicos antes do café da manhã queima 20% a mais de gordura corporal em comparação com os que malham depois da refeição. Segundo o estudo, os cientistas compararam o desempenho dos dois grupos de voluntários numa esteira e descobriram que os que tinham ido para a esteira de barriga vazia não aumentaram o consumo de calorias durante o dia para vingar a atividade matinal. As informações foram publicadas no "Daily Mail".

Os estudiosos queriam descobrir se os benefícios conhecidos dos exercícios, após uma noite de jejum, eram satisfatórios na redução de peso. Participaram desta pesquisa 12 homens, que foram divididos em dois grupos. Ao primeiro, foi pedido que fizessem exercícios em esteiras sem antes terem comido nenhum alimento deste a noite anterior. Ao segundo, que praticassem a mesma atividade, depois de terem tomado café da manhã.

Os cientistas chegaram a conclusão que aqueles que tinham se exercitado pela manhã, em jejum, queimaram 20% a mais de gordura em comparação aos que tinham consumido o café antes do treino. Esse resultado significaria que a atividade realizado com o estômago vazio forneceria um resultado mais desejável para a perda de calorias.

- Este estudo é muito importante para ajudar a fornecer orientações práticas relativas à ingestão de alimentos para os indivíduos que estão se exercitando para maximizar a perda de massa gorda - afirmou um dos médicos líderes da pesquisa.

Nutricionista opina sobre a pesquisa

Especialista do EUATLETA, a nutricionista Cristiane Perroni comentou a pesquisa. Ela destacou que, mesmo com alguns estudos apontando um aumento de queima de gordura durante a prática esportiva em jejum, esta conduta pode trazer inúmeros prejuízos à saúde, como hipoglicemia (falta de açúcar no sangue) e diminuição do desempenho.

- Não vejo benefícios na prática esportiva em jejum, pelo contrário. O indivíduo se sente mais fraco e consequentemente reduz a performance, além do risco de desmaiar. Fazer exercício físico para a maioria das pessoas já é uma prática que requer sacrifício, dedicação e abdicação de outras atividades. Trazer mais um limite, desconforto e risco seria outro motivo para desistir da prática regular. A alimentação equilibrada e a prática esportiva são fundamentais para a manutenção do peso saudável e redução do risco de desenvolver inúmeras doenças (obesidade, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, depressão, doenças articulares) - afirmou.

Opinião do Professor Maurício:
Embora esse estudo traga uma "novidade" visto que, o que se tem conhecimento na literatura é que o exercício em jejum reduz peso sim, mas não pela queima de gordura e sim pela "queima" da massa magra que pesa mais que a própria gordura, gerando um efeito de que se está emagrecendo quando na verdade isso causa somente a diminuição de peso mas sem o devido cuidado com a saúde gerando fraqueza e consequentemente a longo prazo, um retardo do metabolismo que começa a gastar menos para se manter resultando em um aumento na dificuldade de se perder gordura.
 

 

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Dicas para o teste físico da PM São Paulo (vídeo)

Assista esse video e saiba o que espera você que pretende prestar o concurso para a PMESP e se prepare  da maneira correta.

fonte: www.youtube.com

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Controle seus impulsos


CONTROLE SEUS IMPULSOS




Controle seus impulsos
Fuja do “e se.” Simplifique seus pensamentos focando no momento presente. Quando você está livre da escravidão de seus pensamentos, você é livre para fazer ou ser qualquer coisa.

Nosso cérebro está em constante ação, mesmo quando estamos sozinhos e tranquilos. Todos os estímulos  sensoriais e distrações como televisão, computadores, o trânsito, as pessoas afetam nossos pensamentos. Muitas vezes parece haver “dois de nós” em nosso cérebro, um dizendo sempre sim e outro sempre não. As armadilhas dos pensamentos mais debilitantes são aquelas que reforçam os sentimentos negativos. E aí você se concentra em falhas e vivências ruins. O pensamento crítico é útil quando leva você a uma solução, mas, muitas vezes, são armadilhas que nos paralisam e drenam nossa energia e nossa felicidade.

Para aprender a dominar a mente você precisa de persistência, paciência e gestos suaves. Se você conseguir simplificar sua mente, conseguirá expandir seus bons pensamentos. A consciência é o primeiro passo para mudar. Comece a se tornar consciente de seus pensamentos.

Veja alguns truques para melhorar o padrão dos seus pensamentos:

• Quebre o ciclo usando a distração. Faça algo que ocupe sua mente.

• Pense em coisas boas. Sua mente não se esvazia, então para substituir pensamentos ruins pense em coisas boas.

• Escape das preocupações. Quando estiver numa espiral de preocupações, faça alguma coisa, qualquer coisa que seja produtiva para distraí-lo.

• Limpe sua mente e abra caminho para a ação.Quando você precisar fazer algo, concentre-se. Remova todas as distrações ao seu redor e foque em sua tarefa. Uma mente livre de distrações tem mais energia para o brilho e para a criatividade.

• Reconheça os vários tipos de pensamentos. O que pensamos sobre nós mesmos e nossas percepções de situações é, geralmente, baseado na  especulação ou numa realidade parcial. A verdade encontra-se no momento presente.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Proteína, alimentação e atividade física

 


As proteínas estão entre os principais nutrientes que o organismo precisa diariamente em quantidades adequadas. São compostas por aminoácidos, muitos destes essenciais e que nosso organismo não pode produzir e, por isso, devem ser fornecidos por meio da alimentação. Quando uma proteína contém todos os aminoácidos essenciais, é considerada uma proteína completa. Todas as fontes animais fornecem proteínas completas ou de alto valor biológico. Com exceção da proteína de soja, as fontes vegetais de proteína são consideradas incompletas, conforme a classificação utilizada pelo FDA(Food and Drugs Administration) e FAO/OMS(Food and Agriculture Organization of the United Nations / Organização Mundial da Saúde), quanto ao “score” de aminoácidos corrigido pela digestibilidade protéica (PDCAAS).
As proteínas exercem muitas funções importantes no organismo. Um de seus principais papéis é construir, manter e reparar a massa magra quando associado à atividades físicas. Além disso, sua digestão requer um gasto energético maior que os demais nutrientes. Muitas funções orgânicas também dependem das proteínas. Alguns hormônios, que atuam como “mensageiros celulares”, são proteínas, assim como as enzimas, que ajudam o organismo a efetuar muitas das reações químicas que ocorrem no interior das células.
Proteína Isolada de Soja
A soja é uma planta leguminosa consumida há mais de 5 mil anos no Oriente e nas últimas décadas tem se difundido no Ocidente devido a sua saudabilidade. É rica em proteínas, lipídeos, fibras, vitaminas e minerais e do seu grão é possível obter vários produtos, dentre eles a proteína isolada.
A proteína isolada de soja é produzida a partir de flocos de soja, através de um processo que a deixa praticamente livre de carboidratos e gorduras, tendo 90% de proteína em peso seco. Esta é a única proteína de origem vegetal que possui qualidade equivalente às proteínas animais (carne, leite e ovos).
Proteína do Soro de Leite
O leite de vaca é um alimento rico em cálcio, proteína e gordura, de onde é obtido diversos produtos amplamente consumidos, como o queijo e o iogurte, assim como ingredientes com vários tipos de aplicações, como a proteína do soro de leite. Esta proteína é obtida através do soro resultante da coagulação das proteínas na fabricação de queijo, possui alta qualidade e é de fácil digestão. Apesar de no Brasil ser muito associada a produtos para atletas, esta proteína é utilizada em vários outros tipos de alimentos.
Fonte: http://produtos.herbalife.com.br/principais-ingredientes/proteinas

Dúvidas sobre proteinas ou como e ondeconseguir podem ser conseguidas deixando o contato no seu comentario.