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quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Doze Regras Gerais do Bom Relacionamento Profissional

Problemas de relacionamento no trabalho? Experimente incorporar estas regras em seu comportamento e veja como sua vida profissional pode ficar mais fácil:

Bom Relacionamento Profissional 1: Não se exponha

Deixe para outras pessoas a função de falar de você ou de chamar a atenção sobre o que você faz. Atrair a atenção de forma desmedida é ao mesmo tempo atrair a desconfiança e a inveja alheias. Seja modesto e atue de forma "low profile" quando o assunto for os seus próprios feitos. Uma forma de ser notado de forma moderada é adotar um estilo próprio, particularmente seu no vestir, no falar e no portar-se. Diferencie-se de seus pares, formando uma “imagem” diferente.

Bom Relacionamento Profissional 2: Aja de forma desinteressada

Deixe seu talento fluir naturalmente, de forma que nada do que você faça pareça ter custado o esforço que realmente custou. Aja de forma a mostrar que as coisas que você faz pareçam mais simples do que na verdade são. Do contrário, você estará se expondo, o que contraria a Regra Geral 1.

Bom Relacionamento Profissional 3: Elogie somente o necessário

Deixe elogios para poucos e controlados momentos e, ainda assim, faça isso de forma indireta (por exemplo, nunca se refira à sua própria contribuição).

Bom Relacionamento Profissional 4: Saiba qual é o seu espaço

Adote um estilo e um linguajar para cada pessoa com quem você se relaciona e não caia na tentação de acreditar que todos são iguais perante a lei, pois não são. Também não se permita adotar uma postura íntima das pessoas só porque você trabalha com elas. Torne-se cordial e aberto, mas jamais íntimo. Lembre-se de que você está no seu trabalho.

Bom Relacionamento Profissional 5: Não seja o arauto da má sorte

Antigamente, os reis mandavam matar os portadores de más notícias porque ou acreditavam que eles é que traziam a má sorte ou para descontar a raiva na primeira pessoa que viam. Sempre que possível, deixe para outra pessoa esta desagradável incumbência. Somente leve boas notícias aos seus superiores. Não se trata de mentir, mas de evitar ser carimbado como uma pessoa desagradável ao alto escalão.

Bom Relacionamento Profissional 6: Leve prazer para as pessoas

As pessoas deixam de lado ou ignoram as coisas e pessoas desagradáveis. Torne-se agradável para as pessoas e elas o procurarão e lembrarão de você. Como não se pode agradar a todos por todo o tempo, procure agir desta forma a maior parte do tempo.

Bom Relacionamento Profissional 7: Se for criticar, faça-o indiretamente

Às vezes, é necessário fazer alguma crítica sobre um determinado assunto ou colega de trabalho. Neste caso, seja o mais indireto e elegante possível. Não reclame o tempo todo do seu chefe ou de colegas de trabalho. Honestidade em excesso é uma grande bobagem. Você não deve acreditar que as pessoas estejam tão interessadas nas suas críticas, mesmo que elas tenham razões para isso. O uso do sarcasmo em excesso gera uma marca indelével no profissional, e demora tempo até que as pessoas se livrem da marca.

Bom Relacionamento Profissional 8: Seja o seu maior crítico

Critique-se o tempo inteiro. Durante o expediente de trabalho, muitas pessoas estão observando o que você faz, o seu comportamento, os seus gestos e suas palavras. Seja seu próprio espelho e critique-se sempre.

Bom Relacionamento Profissional 9: Favorecimentos aos mais capazes

Seu colega ganhou um bônus e você não? Seu chefe permite que seu colega tire uma semana de descanso a mais que você? Jamais peça equiparação. Melhor do que se fazer de suplicante é mostrar que merece os favores que recebe. Entenda os seus próprios limites. A idéia, muito comum, de que fazendo mais você estará merecendo mais, é uma bobagem profissional. Muitas vezes economizando tempo e energia, você poderá identificar melhores oportunidades para você.

Bom Relacionamento Profissional 10: Cada um é cada um

Jamais cite comentários sobre gosto pessoal ou aparência das pessoas, principalmente se forem coisas contadas a você. Preserve a identidade das pessoas com quem você convive no ambiente de trabalho.

Bom Relacionamento Profissional 11: Seja mais para o racional

Controle suas emoções ao máximo e aprenda a chorar ou rir conforme a encomenda. Deixe a raiva disfarçada assim como a alegria. Esconda as emoções por baixo de uma aparência tranqüila, minimizando as emoções em seu rosto. Ninguém precisa saber o que te aborrece mais ou o que te causa mais alegria.

Bom Relacionamento Profissional 12: Use as vantagens da vanguarda

Deixe um pouco de espaço para ser de vanguarda, mas preserve o seu próprio comportamento. Ficar muito à frente do seu próprio tempo pode causar incompreensão e rejeição dos seus atos. E fique atento à Regra Geral 11.

Extraído com adaptações da Equipe do PORTAL de ROBERT GREENE - As 48 Leis do Poder - Rio de Janeiro - Editora Rocco
2000
 
FONTE:http://www.educacaofisica.com.br

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