Translate

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Obesidade, sobrepeso, sedentarismo e saúde

Obesidade, sobrepeso, saúde e estética

Embora muitas pessoas ainda hoje acreditem que a obesidade é somente uma questão estética, hoje em dia a obesidade é considerada como uma doença e vem sendo acompanhada pelos órgãos de saúde pública mundial e é considerado por muitos estudiosos como o mal da sociedade moderna neste último século e uma epidemia que atinge inclusive nossas crianças e jovens. 
No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde colhidos pela Vigitel(Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) e publicados no ano passado, a proporção de pessoas acima do peso no Brasil passou de 42,7% em 2006 para 48,5% em 2011 - enquanto o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8% no mesmo período, seguindo a atual tendência esse número deve subir nas próximas divulgações.
 

Esse mal atinge tanto homens como mulheres e não escolhe faixa etária e dá-se principalmente pela má alimentação e diminuição de atividades físicas, o que quer dizer que cada vez comemos mais ou com pior qualidade e fazemos menos atividades físicas que podem ser desde o exercício físico propriamente dito, quanto as atividades cotidianas como caminhar até o mercado ou até a esquina comprar pão.

Mas como saber se você ou eu estamos no caminho da obesidade ? antes de entrar na faixa da obesidade entramos em sobrepeso, o que aliado além da má alimentação ao sedentarismo, torna questão de tempo a entrada na faixa de obesidade.

Mas como posso saber em que faixa em me encontro no momento ?

existem alguns modos (bioimpedância, pesagem hidrostática, etc) de verificar isso o mais comum (e nem sempre o mais preciso, entretanto um dos mais simples e acessível) é o Índice de Massa Corporal (IMC)que é definido pelo peso (em Kg) divido pelo quadrado da altura (em metros)depois é só comparar o resultado na tabela abaixo e ter ideia de onde nos encontramos no momento(qualquer dúvida entre em contato, nos comentários abaixo ou procure um profissional da área para esclarecê-las).

É importante ressaltar que para crianças e atletas (principalmente que tem grande massa muscular)essa tabela não pode ser aplicada. Para as demais pessoas é uma importante base para saber sua atual situação. 




E o que a obesidade pode trazer de problemas ?
a obesidade geralmente está associada diretamente ao sedentarismo e algumas consequências para saúde são demonstradas nos seguintes sintomas:
fadiga,problemas digestivos,problemas circulatórios, varizes, dores no peito, nas articulações, falta de ar, apneia durante o sono, refluxo entre outros. 
Sem falar que o aumento de peso está diretamente ligado ao desenvolvimento de problemas no coração, hipertensão e diabetes.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário