Translate

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Carboidratos são os vilões das dietas ?

O que são os carboidratos ? 

Muito se fala sobre o carboidrato, que nada mais são do que açucares encontrados principalmente em alimentos de origem vegetal (amido, frutose, galactose, etc) e sua função principal é fornecimento de energia para o organismo  e é armazenado geralmente na forma de glicogênio. Eles se apresentam em vários alimentos desde o mel até frutas, leguminosas, cereais. Devem representar em média 60% da alimentação diária e sua ausência pode trazer diversas consequências ao organismo, como degradação de músculos se ingerido abaixo do necessário e aumento de gordura corporal se ingerido além disso. Um dos principais problemas é que o carboidrato muitas veze vem acompanhado de muita gordura durante nossas refeições diárias (Ex. massas geralmente são acompanhadas por molhos+queijo+azeite).

Se parar de comer carboidratos emagreço mais rápido ?

Diferença de volume entre músculo e gordura
Os carboidratos fornecem a energia para o corpo e quando não são ingeridos em quantidade suficiente o corpo cria maneiras alternativas de fornecer energia para que possa continuar funcionando corretamente. A primeira fonte de recursos do corpo é o glicogênio (glicose armazenada em grupo) muscular e o hepático (que é armazenado no fígado), ou seja, o corpo inicia uma degradação destes estoques (gliconeogêneses). Amassa magra então começa a ser consumida para manter seu correto funcionamento e isso tem algumas consequências no organismo, algumas aparentemente boas e outras visivelmente ruins. O corpo gasta uma certa quantidade de calorias para manter suas funções (que depende muito do tipo de vida que você leva) sendo que a massa magra (principalmente músculos) consome mais calorias do que a gordura por exemplo, além de que o músculo pesa mais do que a gordura o que quer dizer que é mais denso e ocupa menos espaço no corpo com maior peso (afinal 1Kg é 1Kg, independente do material)
O peso não pode ser a única forma de avaliação
isto implica em dizer que ao fazer musculação, por exemplo, seu peso total aumente mas você perca gorduras e medidas, por isso a balança não pode ser a única fonte de consulta para avaliar seu desenvolvimento físico. Portanto se isso acontecer você vai perder músculos e curto prazo, o que vai dar a impressão de emagrecimento, e a longo prazo seu corpo vai passar a economizar energia gastando menos energia para as atividades e tentando armazenar mais gordura para aliviar o peso.


Então posso comer carboidratos a vontade ?

Quanto maior o índice mais rápido sente-se fome
Entramos em outra seara, os carboidratos são classificados também quanto ao chamado Índice Glicêmico que nada mais é do que a velocidade com que esses açucares vão para a corrente sanguínea. Quanto mais alto o índice mais rápido sua absorção e consequentemente maior nível de açúcar no sangue que começa a sofrer a ação da insulina para baixar a quantidade desse açúcar podendo levar em casos extremos a uma diabetes, devendo portanto ser ingerido com cautela por aqueles que já tem a doença.
Um outro efeito que ocorre da ingestão de alimentos com alto Índice glicêmico é o fato de que a sensação de fome volta mais rapidamente o que faz com que as pessoas acabem ingerindo mais calorias e consequentemente engordem. O que é inversamente proporcional no caso dos alimentos de baixo índice glicêmico que liberam a glicose aos poucos dando uma sensação de saciedade e mantendo o organismo em trabalho mais tempo e menos vontade de comer o que justifica o conselho de comer frutas entre as refeições para manter uma alimentação saudável. Em um primeiro momento, devemos sempre que possível optar pela ingestão de alimentos que tenham menor índice, para mantermos uma dieta equilibrada e eficiente diariamente. 

Em resumo, carboidratos são muito importantes para a manutenção das funções do organismo, já que é a principal fonte de energia do corpo devendo ser consumido equilibradamente e de preferência através de alimentos de baixo índice glicêmico para uma ingestão mais saudável e para uma dieta equilibrada. 
Sua supressão pode trazer resultados na balança mas certamente está longe de ser a forma mais saudável de emagrecer e também não vai significar diretamente uma perda de medidas.


Quaisquer dúvidas e observações podem ser colocadas nos comentários abaixo, deixe sua opinião e sugestão sobre o blog.

Um comentário: