Translate

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Os benefícios da atividade física para a saúde

Os benefícios da atividade física para a saúde

A atividade física é comprovadamente uma grande aliada na prevenção de algumas doenças e na manutenção da qualidade de vida, além do combate ao sedentarismo que é uma das principais causas que aumentam o risco de Infarto, derrame cerebral e câncer.
Outra coisa que precisamos saber é que a contração muscular é a principal responsável pelo gasto de calorias isto quer dizer que não é só o exercício que faz com que gastamos caloria e sim toda atividade que usamos os músculos (andar, lavar o carro, subir escada, varrer a casa).

A culpa de engordarmos é da matemática

O que determina se emagrecemos, mantemos o peso ou engordamos é a diferença entre a quantidade de calorias que gastamos durante o dia e a quantidade que ingerimos portanto, de nada vale aumentarmos as atividades físicas se aumentarmos proporcionalmente a ingesta de calorias.

Três formas de perder peso

Existem portanto três formas básicas de emagrecer:

1) Controlar o que se come, partindo do princípio da equivalência entre ingestão x gasto calórico, se simplesmente diminuir a quantidade de alimentos ou melhor dizendo, a quantidade de calorias ingeridas (embora pareçam a mesma coisa, não o são) a tendencia é de manter o peso ou até emagrecer se mantiver as mesmas atividades físicas regulares.

2) Aumentar o gasto de calorias, isso pode ser obtido mudando alguns hábitos como descer um ponto ônibus e caminhar até o destino, fazer a pé pequenos trajetos ao invés de pegar o carro, trocar o elevador por escadas, entre outras coisas simples até fazer atividades físicas planejadas como caminhar ou correr, praticar um esporte, etc.

3) "Ambas as duas juntas", se conseguirmos aliar as duas anteriores teremos então a combinação perfeita e mais eficaz pois aumentaremos o gasto calórico e diminuindo a ingesta, receberemos os benefícios desses dois hábitos.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Como comer melhor sem passar fome ?

Uma coisa simples que podemos fazer para mudar nossos hábitos é optar por alimentos que tenham menos calorias mas que não sejam tão fora da nossa dieta. Muitas sugestão de refeições vêm repletas de comidas que, ou são muito caras ou estão fora da nossa alimentação diária e nem mesmo gostamos daqueles alimentos. Como podemos fazer então pra evitar esses complicadores ? uma maneira simples é fazer pequenas trocas que não fujam muito do seu cardápio diário vejamos alguns exemplos. Vou postar algumas sugestões e vou começar com duas bem simples.

Leite Integral x Leite desnatado

Um copo de 200 ml de leite Integral tem em média 144 Calorias, enquanto a mesma quantidade de leite desnatado tem aproximadamente 70 Calorias. A principal diferença entre os dois é o teor gorduroso, ou seja, além de ingerir menos caloria estaríamos evitando a ingestão de gordura que é um dos grandes vilões de quem pretende manter uma alimentação balanceada. Além disso o teor de proteína é igual nos dois tipos além de fornecer uma boa quantidade de Cálcio que é muito importante em uma dieta equilibrada.
Uma sugestão para aqueles que acham que o leite desnatado é muito "ralo" a opção é o leite semi-desnatado que fica entre os dois tipos com mais gordura que o desnatado e menos que o integral com os demais benefícios do leite.












Molho industrializado x Molho caseiro

Uma colher de molho industrializado para salada (aproximadamente 13g) tem em média 35 calorias enquanto que o molho caseiro (vinagrete por exemplo) tem somente 20 calorias para uma mesma porção além de que o industrializado tem mais sódio e gordura que o caseiro e claro o azeite substitui o óleo que muitas vezes é adicionado ao industrializado. Essas diferenças parecem insignificantes mas multiplique essas porções por dias meses e anos e vamos ter uma surpresa.




Comer bem requer um pouco de sacrifício sim, e a sociedade moderna que nos oferece tudo industrializado e com cada vez menos tempo para nós mesmos acabamos nos entregando as facilidades, e claro, as gulodices da sociedade moderna, fast food, produtos industrializados, refrigerantes etc. Quase sempre acabamos por não perceber mas estamos pagando caro com as comodidades da vida moderna.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Carboidratos são os vilões das dietas ?

O que são os carboidratos ? 

Muito se fala sobre o carboidrato, que nada mais são do que açucares encontrados principalmente em alimentos de origem vegetal (amido, frutose, galactose, etc) e sua função principal é fornecimento de energia para o organismo  e é armazenado geralmente na forma de glicogênio. Eles se apresentam em vários alimentos desde o mel até frutas, leguminosas, cereais. Devem representar em média 60% da alimentação diária e sua ausência pode trazer diversas consequências ao organismo, como degradação de músculos se ingerido abaixo do necessário e aumento de gordura corporal se ingerido além disso. Um dos principais problemas é que o carboidrato muitas veze vem acompanhado de muita gordura durante nossas refeições diárias (Ex. massas geralmente são acompanhadas por molhos+queijo+azeite).

Se parar de comer carboidratos emagreço mais rápido ?

Diferença de volume entre músculo e gordura
Os carboidratos fornecem a energia para o corpo e quando não são ingeridos em quantidade suficiente o corpo cria maneiras alternativas de fornecer energia para que possa continuar funcionando corretamente. A primeira fonte de recursos do corpo é o glicogênio (glicose armazenada em grupo) muscular e o hepático (que é armazenado no fígado), ou seja, o corpo inicia uma degradação destes estoques (gliconeogêneses). Amassa magra então começa a ser consumida para manter seu correto funcionamento e isso tem algumas consequências no organismo, algumas aparentemente boas e outras visivelmente ruins. O corpo gasta uma certa quantidade de calorias para manter suas funções (que depende muito do tipo de vida que você leva) sendo que a massa magra (principalmente músculos) consome mais calorias do que a gordura por exemplo, além de que o músculo pesa mais do que a gordura o que quer dizer que é mais denso e ocupa menos espaço no corpo com maior peso (afinal 1Kg é 1Kg, independente do material)
O peso não pode ser a única forma de avaliação
isto implica em dizer que ao fazer musculação, por exemplo, seu peso total aumente mas você perca gorduras e medidas, por isso a balança não pode ser a única fonte de consulta para avaliar seu desenvolvimento físico. Portanto se isso acontecer você vai perder músculos e curto prazo, o que vai dar a impressão de emagrecimento, e a longo prazo seu corpo vai passar a economizar energia gastando menos energia para as atividades e tentando armazenar mais gordura para aliviar o peso.


Então posso comer carboidratos a vontade ?

Quanto maior o índice mais rápido sente-se fome
Entramos em outra seara, os carboidratos são classificados também quanto ao chamado Índice Glicêmico que nada mais é do que a velocidade com que esses açucares vão para a corrente sanguínea. Quanto mais alto o índice mais rápido sua absorção e consequentemente maior nível de açúcar no sangue que começa a sofrer a ação da insulina para baixar a quantidade desse açúcar podendo levar em casos extremos a uma diabetes, devendo portanto ser ingerido com cautela por aqueles que já tem a doença.
Um outro efeito que ocorre da ingestão de alimentos com alto Índice glicêmico é o fato de que a sensação de fome volta mais rapidamente o que faz com que as pessoas acabem ingerindo mais calorias e consequentemente engordem. O que é inversamente proporcional no caso dos alimentos de baixo índice glicêmico que liberam a glicose aos poucos dando uma sensação de saciedade e mantendo o organismo em trabalho mais tempo e menos vontade de comer o que justifica o conselho de comer frutas entre as refeições para manter uma alimentação saudável. Em um primeiro momento, devemos sempre que possível optar pela ingestão de alimentos que tenham menor índice, para mantermos uma dieta equilibrada e eficiente diariamente. 

Em resumo, carboidratos são muito importantes para a manutenção das funções do organismo, já que é a principal fonte de energia do corpo devendo ser consumido equilibradamente e de preferência através de alimentos de baixo índice glicêmico para uma ingestão mais saudável e para uma dieta equilibrada. 
Sua supressão pode trazer resultados na balança mas certamente está longe de ser a forma mais saudável de emagrecer e também não vai significar diretamente uma perda de medidas.


Quaisquer dúvidas e observações podem ser colocadas nos comentários abaixo, deixe sua opinião e sugestão sobre o blog.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

A pilula mágica para o bem estar (video)

O vídeo de pouco mais de 3 minutos mostra uma "pegadinha" feita na Espanha com algumas pessoas que viram um anúncio sobre um a pilula que faria a pessoa sentir-se melhor. Os cinquenta primeiros a ligar para o anuncio do jornal poderiam experimentar a pilula. A produção escolheu algumas pessoas e com a ajuda de amigos, atores e familiares os contactou e convidou-os a experimentar a tal pilula, no caminho eles acabam sendo obrigados a fazer algumas atividades físicas causadas pelas situações que são criadas pela direção do vídeo, realmente é bem interessante e o mais contrastante é que o vídeo é produzido pela coca-cola como  uma maneira de desvincular a imagem da coca e demais refrigerantes ao ganho de peso (que é o que realmente acontece quando se ingere grandes quantidades de refrigerante), ressaltando as atividades cotidianas que podem mudar a atitude das pessoas. São algumas idéias de pequenas mudanças que podemos fazer diariamente, como subir escadas, caminhar, agachar , ceder o lugar no ônibus, etc  para aumentar o gasto de calorias e evitar o ganho de peso. Como já falei em um post anterior a pratica de exercícios e uma alimentação e hábitos saudáveis são a principal maneira de evitar o ganho de peso e de uma vida saudável. No final a mensagem: "a pílula mágica está dentro de  você e pode ser tomada todas as manhãs"




segunda-feira, 22 de julho de 2013

Obesidade, sobrepeso, sedentarismo e saúde

Obesidade, sobrepeso, saúde e estética

Embora muitas pessoas ainda hoje acreditem que a obesidade é somente uma questão estética, hoje em dia a obesidade é considerada como uma doença e vem sendo acompanhada pelos órgãos de saúde pública mundial e é considerado por muitos estudiosos como o mal da sociedade moderna neste último século e uma epidemia que atinge inclusive nossas crianças e jovens. 
No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde colhidos pela Vigitel(Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) e publicados no ano passado, a proporção de pessoas acima do peso no Brasil passou de 42,7% em 2006 para 48,5% em 2011 - enquanto o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8% no mesmo período, seguindo a atual tendência esse número deve subir nas próximas divulgações.
 

Esse mal atinge tanto homens como mulheres e não escolhe faixa etária e dá-se principalmente pela má alimentação e diminuição de atividades físicas, o que quer dizer que cada vez comemos mais ou com pior qualidade e fazemos menos atividades físicas que podem ser desde o exercício físico propriamente dito, quanto as atividades cotidianas como caminhar até o mercado ou até a esquina comprar pão.

Mas como saber se você ou eu estamos no caminho da obesidade ? antes de entrar na faixa da obesidade entramos em sobrepeso, o que aliado além da má alimentação ao sedentarismo, torna questão de tempo a entrada na faixa de obesidade.

Mas como posso saber em que faixa em me encontro no momento ?

existem alguns modos (bioimpedância, pesagem hidrostática, etc) de verificar isso o mais comum (e nem sempre o mais preciso, entretanto um dos mais simples e acessível) é o Índice de Massa Corporal (IMC)que é definido pelo peso (em Kg) divido pelo quadrado da altura (em metros)depois é só comparar o resultado na tabela abaixo e ter ideia de onde nos encontramos no momento(qualquer dúvida entre em contato, nos comentários abaixo ou procure um profissional da área para esclarecê-las).

É importante ressaltar que para crianças e atletas (principalmente que tem grande massa muscular)essa tabela não pode ser aplicada. Para as demais pessoas é uma importante base para saber sua atual situação. 




E o que a obesidade pode trazer de problemas ?
a obesidade geralmente está associada diretamente ao sedentarismo e algumas consequências para saúde são demonstradas nos seguintes sintomas:
fadiga,problemas digestivos,problemas circulatórios, varizes, dores no peito, nas articulações, falta de ar, apneia durante o sono, refluxo entre outros. 
Sem falar que o aumento de peso está diretamente ligado ao desenvolvimento de problemas no coração, hipertensão e diabetes.

 

sábado, 20 de julho de 2013

Brasil passa para mais uma final no volei masculino

Enquanto eu ia a uma festa julina com minha família, o Brasil enfrentou a Bulgária pela semi-final e o site do uol apresentou a matéria da seguinte matéria:

O Brasil está a um passo de seu 10º título da Liga Mundial de vôlei. Neste sábado, a seleção comandada por Bernardinho superou a Bulgária em Mar Del Plata (ARG) e venceu por 3 sets a 1 , em tranquilos 25-12, 25-17, 23-25 e 25-16, em quase duas horas de partida válida pela semifinal da competição. Wallace foi o maior destaque do jogo e eleito o melhor em quadra - anotou 24 pontos. 
O decacampeonato poderá vir com gostinho de revanche. No domingo, às 20h (de Brasília), o Brasil duelará contra a Rússia no reencontro das equipes na Argentina. Na quarta-feira, na abertura da fase final, os russos venceram por 3 sets a 2 em um jogo marcado por provocações do jogador Spiridonov. Sem reagir, os brasileiros 'engoliram seco' a tiração de sarro. Na semi contra a Itália, em que os russos venceram por 3 a 1 e garantiram vaga na decisão, o jogador chegou a receber o cartão vermelho e ser expulso do quarto set. 

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Dietas realmente funcionam ? a nova dieta 5:2 (5 por 2)



Depende do que significa funcionar pra você, se você está somente se referindo a perder peso, sim você consegue perder peso com a maioria das dietas, no entanto a maioria das pessoas que procura fazer uma dieta e perder peso está preocupada primeiramente com a estética, o que pode trazer consequências para a saúde.  A mais nova mania é a chamada Fast Diet (no site, você pode acompanhar o diário de pessoas que estão fazendo a dieta, em Inglês ) que em português seria dieta rápida ou em uma tradução mais fiel, a dieta do jejum. Essa dieta consiste basicamente em comer qualquer coisa (sem abusar é claro) durante cinco dias da semana e durante dois dias realizar um jejum na maior parte do tempo(intervalo de 12 horas entre as refeições) e com o consumo máximo de 800 Kcal para os homens e 600 Kcal para as mulheres, nesses dois dias. Os criadores da dieta, os jornalista britânicos Michael Mosley e Mimi Spencer, foram seus próprios cobaias e Michael,  segundo seu relato, perdeu oito quilos em três meses seus exames de sangue que estavam alterados antes da dieta, voltaram ao normal

É fato que dificilmente conseguimos manter uma dieta que se baseia na privação de certo grupo de alimentos, ou no consumo de apenas um grupo, talvez no início isso seja possível mas com certeza isso pode trazer muitas complicações no funcionamento do organismo. Uma alimentação balanceada traz resultados mais duradouros e se acrescida de exercícios físicos, os resultados são em muitos casos mais lentos mas certamente mais eficazes e não comprometem a saúde de um modo geral.  

Fonte: exame.abril.com.br, http://thefastdiet.co.uk/